projetos e iniciativas

O Tráfico de pessoas EXISTE e pode estar mais próximo de si do que imagina!

Dia 30 de Julho é Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos e a Oikos lança uma campanha de sensibilização e prevenção para o tema.

A Oikos trabalha há vários anos para combater este fenómeno “escondido” e por vezes esquecido, através de projetos de prevenção dirigidos ao público em geral, jovens e comunidade escolar dinamizados pela delegação norte, em Braga.

 

A informação é uma das melhores armas para combater o tráfico de pessoas e por isso o objetivo da Oikos, através desta Campanha, é alertar, informar e consciencializar jovens e adultos para esta problemática. Este é um fenómeno que, apesar de real e próximo das pessoas, é ainda desconhecido e invisível para a maioria.

 

Por ano são traficadas cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo Portugal. Mulheres e raparigas são traficadas para exploração sexual, homens maioritariamente para exploração laboral e crianças escravizadas, exploradas sexualmente ou obrigadas a casamentos forçados.

Tráfico de pessoas é crime e ao mesmo tempo o terceiro negócio mais lucrativo do mundo com cerca de 30 mil milhões de euros de lucro por ano.

 

Esta campanha da Oikos estará fortemente presente online, com um vídeo que faz alusão aos diferentes tipos de exploração, perfil dos traficantes, estratégias de recrutamento de vítimas e contactos para denúncias e apoio a vítimas.

Através de uma parceria com os Transportes Urbanos de Braga, estará também presente nos ecrãs de todos os autocarros entre 30 de Julho e 15 de Agosto, com contactos de entidades que prestam auxílio neste tipo de situações.

 

DESCONFIE. INFORME-SE. PROTEJA-SE. DENUNCIE.

Emergência: 112 | PJ: 225 088 644 | Equipa para assistência a vítimas de tráfico: 91 865 41 01

 

Não seja a próxima vítima.

 

Esta é uma acção do projeto da Oikos “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos”, cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão e Emprego, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu da União Europeia, sob Gestão da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

 

Mais em: www.oikos.pt/traficosereshumanos

 

Fonte: www.oikos.pt

Resolução Alternativa de Litigios de Consumo
© Associação das Escolas do Torne e do Prado 2017 - 2023 Todos os direitos reservados