Inserção Social e Profissional

Fruto do estabelecimento de dois Acordos de Cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social do Porto, a AETP desenvolve um trabalho de acompanhamento de 440 famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI) residentes nas freguesias de Mafamude e de Stª Marinha do Concelho de Vila Nova de Gaia.

Para este efeito estão constituídas duas equipas técnicas constituídas cada por : um Psicólogo, uma Assistente Social, uma Educadora Social e duas Ajudantes de Acção Educativa. Estas equipas multidisciplinares tendo em conta a realidade sócio-económica de cada indivíduo e família promovem actividades em diversas áreas que visam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais de forma a criar condições para a integração social dos beneficiários.

Para além do desenvolvimento de diversas actividades nas áreas da Saúde, da Educação, do Emprego, da Família e da Habitação e após um cuidado estudo e caracterização das necessidades e carências familiares está a ser desenvolvido um Programa de Educação Parental denominado de "Estimular para Educar" que visa a promoção de competências de uma parentalidade positiva que conduzam à resolução de problemas de comportamento das crianças e responsáveis de educação. Um outro programa está a ser desenvolvido e visa o apoio a pessoas em estado depressivo no sentido da promoção da auto-estima, do auto-conhecimento e do engrandecimento cultural.

Plano de Atividades 2013-2014

Direitos de autor © 2017 Associação das Escolas do Torne e do Prado. Todos os direitos reservados.
Esta IPSS não aderiu a um centro de arbitragem de conflitos de consumo. A entidade de resolução alternativa de conflitos de consumo (RAL) da área é o “CICAP – Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto”, com sede na Rua Damião de Góis, nº 31, loja 6, 4050-225 Porto (www.cicap.pt)